Os 14 maus hábitos que podem custar seu emprego
SÃO PAULO - Seja em nome da preguiça ou do bem estar, todos os profissionais têm maus hábitos. Pode ser que você tenha dias em que as fofocas ou redes sociais estejam mais interessantes que seu trabalho ou que você pense tanto em voltar para sua cama que a desatenção fale mais alto. De vez em quando isso é normal, mas quando eles fazem parte do cotidiano talvez você tenha que tomar mais cuidado pois seu trabalho pode estar em jogo.
“Um único hábito ruim não é provável que você seja demitido imediatamente, mas o efeito acumulativo ao longo do tempo pode”, adverte a diretora da University of Texas e autora do livro “You Majored in What? Mapping Your Path from Chaos to Career”, Katherine Brooks. Além disso, acrescenta, as pessoas podem notar um mau hábito e isso levará a procurarem outras falhas ou problemas com você. Outro mau que é o isolamento ocasionado por mentiras e fofocas, que pode afetar toda sua carreira na empresa, desde sua avaliação de desempenho até seu ciclo de amizades.
Para o fundador e presidente-executivo da TalentZoo, Rick Myers, o mais notável é que a maioria dos profissionais não percebe que está cultivando esses hábitos. “Um dos melhores conselhos para se dar a alguém que quer subir na empresa é tornar-se mais autocrítico e ter certeza que eles estão cultivando hábitos que serão valorizados pela instituição”, reforça Myers.
Para testar sua auto-crítica, a Forbes listou os 14 maus hábitos que acompanham os profissionais e que podem colocar em risco seus empregos. Será que você se identifica com algum deles?
1. Procrastinação
“Esse hábito pode seriamente prejudicá-lo em um ambiente corporativo. Se você é daquelas pessoas que acreditam fazer o melhor trabalho no último minuto e adiar os projetos e atividade por horas ou dias antes de serem entregues, você não está ciente do impacto que esse hábito está sobrecarregando seus colegas de trabalho”, alerta Brooks.
O raciocínio é simples, se sua corrida contra o tempo (no último instante) exige que os outros também trabalhem no mesmo rítmo, você provavelmente os deixará furiosos e será o primeiro culpado quando algo der errado.
2. Mentira
Isso não significa apenas inventar histórias, mas roubar ideias dos colegas, inventar desculpas por chegar atrasado, não entregar uma tarefa, abusar das despesas e cartões de crédito da empresa, usurpar de realizações de uma equipe (não apenas suas) ou outras desonestidades. “O camiho certo para acabar com a carreira de vez é ter o hábito de incobrir a verdade por mentiras pequenas ou grandes” diz a psicóloga e Ph.D., Ann Kaiser Stearns.
3. Negatividade
Se lamentar, reclamar da vida (e dos outros) ou fofocar são péssimos hábitos que devem ser combatidos diariamente. “Todos estes levam ao mesmo resultado final: você se torna uma dor de cabeça para o seu chefe”, diz a presidente da TalentZoo, Amy Hoover. “Seu chefe é responsável por garantir que suas equipes estejam unidas e positivas. Os profissionais negativos são apontados como um “câncer” pela administração superior por uma boa razão: eles acabam contaminando todos os outros”, ressalta.
4. Atraso
Se diariamente você perde o horário, é possível que você esteja passando ao seu superior um descuido com a empresa, afirmou a consultora de negócios e carreira, Roxanne Peplow. “Então, ser pontual ou até chegar uns minutinhos mais cedo mostra que você é comprometido e que se preocupa com seu trabalho e o tempo de outras pessoas, também”.
5. E-mail corporativo
O tópico envolve os hábitos errados que os profissionais fazem no e-mail. Não respondem e-mails dos chefes e colegas de trabalho ou, se respondem, escrevem errado e com informalidade. “Você pode sair como rude ou inapropriado aos olhos de outros empregados e líderes”, afirma Brooks. Se você também demora para responder os e-mails ou até lê-los, você pode perder coisas importantes, como reuniões de última hora ou algum comunicado.
6. Vício em mídias sociais
Outro hábito que deixa o profissional mais perto da demissão é ser viciado em redes sociais. “Se você diz que entrar no Facebook umas 20 vezes por dia não interfere no seu trabalho, você está mentindo. Algumas empresas têm até tomado medidas de monitoramento ou bloqueio do uso das mídias sociais. Então, cuidado: passar muito tempo on-line pode lhe custar seu emprego”, ressalta Ann.
7. Linguagem corporal
Você revira os olhos com frequência? Você tem um aperto de mão fraco? Evita fazer contato visual? Esses hábitos podem assassinar, de vez, com sua carreira. “As pessoas devem entender que as ações falam mais alto que as palavras e a maioria da nossa comunicação é feita por sinais não-verbais”, diz Peplow.
Colaboradores, gerentes ou clientes podem entender alguns de seus hábitos não-verbais como uma ofensa ou sem profissionalismo.
8. Desatenção
Se você sempre está no “mundo da lua”, pode deixar de avaliar a cultura do local de trabalho e se tornar ineficiente e limitado para seus colegas e chefes. “Não observar e entender a cultura da sua empresa leva a não se encaixar nela e isso pode criar uma diferença entre você e seus colegas”, observa Brooks.
9. Gramática pobre
Para Peplow, uma pessoa que abusa de gírias, não entende a liguagem formal e, constantemente, comete erros gramaticas é vista como ignorante. Lembre-se que você não está em casa ou reunido com seus amigos.
10. Síndrome do “lobo solitário”
Quem pensa que fazer social é errado e soa como falsidade, leve em consideração que você precisa saber se relacionar e ser sociável para continuar no seu emprego. “Embora a independência é boa em algumas situações ou quando a concentração é necessária, geralmente as pessoas precisam saber se comunicar se fazem parte de uma equipe de trabalho. Se você não é visto como um bom jogador, não terá apoio dos seus colegas quando surgirem problemas”, revela Brooks.
11. Birra
Se você perde a paciência facilmente com as pessoas ou situações e passa o resto do dia com o famoso “bico”, presume-se que você não é capaz de trabalhar sob pressão ou lidar com responsabilidade, observa Peplow. “Pratique técnicas de redução de estresse, como a meditação ou exercícios físicos e de respiração. Também, nunca traga problemas pessoais ao trabalho”.
12. Ineficiência
Esse não é um hábito, mas uma consequência de vários péssimos hábitos, como a desorganização, perda de tempo e falar muito. Todos eles podem ajudar a torná-lo um trabalhador incapaz de acabar ou realizar as próprias tarefas. “Você pode não se dar conta, mais muitos dos seus colegas estão lá para trabalhar e não para socializar. Eles podem não ser rudes com você, mas será por educação. Limite suas conversas a tempos espaçados, mantenha sua mesa organizada e não gaste tempo com tarefas não relacionadas com seu trabalho”, diz Hoover.
13. Falar sem pensar
Tente pensar antes de falar e não ao contrário. Você pode falar muitos assuntos inapropriados para um ambiente de trabalho, como os pessoais. Isso poderá prejudicar sua imagem e te deixar menos confiável.
14. Falta de educação
“As coisas mais importantes são o que nós aprendemos quando éramos pequenos”, lembra Peplow. Quando você pedir algo, diga “por favor” e logo depois agradeça. Quando se ausentar, peça “licença”. Se você não conhece alguém, se apresente. Peça perdão quando interromper alguém. “Boas maneiras são importantes e, acima de tudo, se você não tem algo bom a dizer, apenas não diga nada”.
PENA QUE OS COMENTARIOS DOS PROFISSIONAIS SEJAM PROFISSIONAIS AMERICANOS, MAS SOMOS AMERICANOS DO SUL.... E TEMOS NOSSOS DEFEITOS E DEFICIÊNCIAS.... MAS COM CERTEZA MUITOS IRÃO CONFLITAR QUE UM FACEBOOK NÃO PREJUDICA.... MAS QUANTAS HORAS VOCE SE DEDICA AOS SEUS E-MAILS PROFISSIONAIS... COM CERTEZA BEM MENOS QUE NO FACEBOOK... CUIIIIIIIIIIDDDDDDDDDDAAAAAAAADDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOO
ResponderExcluirapredemos muito com os outros... mas principalmente com os melhores profissionais quando nos ensinam o que devemos fazer...
ResponderExcluirmas nem sempre tais profissionais existem ao nosso lado... sempre temos maus profissionais... que querem que a empresa não seja a melhor empresa do mundo... pois com certeza ele não estaria nela...
assim temos pouco interesse em vencer barreiras... cumprir programações e planejamentos... e buscar vencer as etapas por objetivos...
assim precisamos de rever nossos valores e principios e com isso vivificar nossos preconceitos de quem não se informa não vai para frente....
mas tais informações com certeza são também técnicas e atualizadas... e não somente consultar um facebook... isso é risco... e com certeza so vai enriquecer o dono do Facebook...
amigos sei o digo... pois nestes 40 anos que atuo... vi gente importante falir... e gente sem merito vencer barreiras e serem promovidos por incompetência... porque?????
porque nem sempre os patrões estão conosco no dia a dia... dai quem sabe tais incompetentes e puxa sacos não estariam sendo promovidos e um verdadeiro lider merecedor estaria sendo promovido... e a empresa com certeza estaria crescendo e não quebrando como varias que conheço e lamento pois tentei mostrar o caminho correto.... mas muitas vezes fui expulso... um pouco antes dela quebrar....
mas por motivos obvios não vou comentar nem os donos... e nem as empresas... pois as falhas foram de todos nos... parceiros ou não... pois cabe a nõs... sempre que possivel... estar alertando aos nossos chefes... os erros e acertos...
diz na China na epoca de Confucio... que
ResponderExcluirqual a diferença entre o Sábio e o idiota?????
simplesmente que o SÁBIO pensa antes de falar....
e o Idiota não....
também se diz que a melhor divisão entre dois é:-
ResponderExcluirUM DIVIDE ... E O OUTRO ESCOLHE....
com certeza quem vai dividir ... irã tentar dividir bem ao meio.... risos
quem é o mais FORTE:-
ResponderExcluirO IPÊ OU O BAMBU....
com certeza todos voces pensaram que é o IPÊ....
não.... é o BAMBU...
POIS O BAMBU... VERGA MAS NÃO QUEBRA.... E O IPÊ....
QUANDO ALEXANDRE O GRANDE MORREU....
ResponderExcluirFOI ENTERRADO COM AS MÃOS DO LADO DE FORA DO CAIXÃO ...
E SUA FORTUNA EM JOIAS E PEDRAS FORAM DISTRIBUIDAS PELO CAMINHO PARA MOSTRAR
DE QUE NADA ADIANTOU VENCER OS INIMIGOS... SAQUEAR... ROUBAR... MATAR... POR TAIS FORTUNAS...
POIS AO MORRER ... FOI COMO VEIO AO MUNDO... NU E SEM NADA PARA LEVAR OU TRAZER...
BELISSIMA MOSTRA DE QUE FOI REALMENTE UM GRANDE GUERREIRO E UM GRANDE ESTRATEGISTA... E POR FIM UM GRANDE HOMEM...
MESMO NA MORTE DEU UM GRANDE EXEMPLO DE HUMILDADE... E FOI HOMEM DE ASSUMIR A SUA HOMOSEXUALIDADE NUMA EPOCA EM QUE ISSO ERA DEFEITO...