SÃO PAULO (façamos as nossas) – A BBC encerrou sua série de reportagens sobre os maiores pilotos de todos os tempos, que resultou numa lista de 20 repleta de estrelas e ídolos atemporais. Senna ficou em primeiro lugar, com Fangio em segundo, Clark em terceiro e Schumacher em quarto. Veja a lista completa:
1 – Ayrton Senna
2 – Juan Manuel Fangio
3 – Jim Clark
4 – Michael Schumacher
5 – Alain Prost
6 – Stirling Moss
7 – Jackie Stewart
8 – Sebastian Vettel
9 – Niki Lauda
10 – Fernando Alonso
11 – Alberto Ascari
12 – Gilles Villeneuve
13 – Nigel Mansell
14 – Mika Hakkinen
15 – Lewis Hamilton
16 – Nelson Piquet
17 – Emerson Fittipaldi
18 – Jack Brabham
19 – Graham Hill
20 – Jochen Rindt
A BBC rasga elogios a Senna e fala do “brilho romantizado” do brasileiro, potencializado pela maneira como morreu. Interessante notar que quatro pilotos ainda em atividade aparecem entre os 20, o que mostra como estes últimas anos da F-1 têm sido interessantes e ricos. Concordo com a presença de todos eles, até de Hamilton, o que tem menos títulos entre eles — os outros são Vettel, Alonso e Schumacher. Outro dado curioso: alguns da relação nem foram campeões, como Moss e Villeneuve.
Acho que se todos resolvermos fazer uma lista dos 20 melhores, provavelmente a maioria dos nomes escolhidos pela BBC se repetirá. Talvez faltem alguns, como Ronnie Peterson, Mario Andretti, Jenson Button, Kimi Raikkonen (estes dois, campeões mundiais ainda em atividade), Denis Hulme, James Hunt, Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Jody Scheckter… Mas é quase questão de gosto. Muitos deles nem vi correr e deles sei por leituras, testemunhas e vídeos.
Minha ordem, no entanto, certamente seria diferente. Alonso e Piquet estariam muito mais para cima, Schumacher seria o primeiro e a briga pelo segundo lugar seria duríssima entre Senna, Prost e Fangio, pelos meus critérios.
De qualquer forma, o resultado mostra como Senna foi marcante em seus dez anos e pouco de F-1, tendo deixado a sensação de que poderia, mesmo, ter feito muito mais se não fosse o acidente de 1° de maio de 1994.
ATUALIZANDO…
Não que seja uma surpresa, mas vale a pena ler os comentários para ver como tem gente dando chilique à simples afirmação “Schumacher é melhor que Senna”. E a palavra é essa mesma: chilique. Não há argumentos para discutir com esse pessoal. Chega uma hora que, sem muitas condições de contrapor números e realizações, eles vêm com “caráter”, “esportividade” e coisas do tipo. Todos muito íntimos de Senna (e de Schumacher), pois parecem conhecer profundamente a alma de ambos. É incrível como alguns anos de canonização pela TV alteram a percepção das pessoas. Falam, por exemplo, do que “Senna fez com a Toleman”. Um segundo lugar. Nessa mesma equipe, renomeada como Benetton, Schumacher ganhou dois títulos. Falam dos “adversários muito melhores”. Senna teve dois, em forma e com carros competitivos: Prost e Mansell. Do francês, perdeu dois títulos e ganhou um com menos pontos. Do inglês, ganhou um e perdeu outro. Tem também o famoso “só ganhava porque tinha o melhor carro”. Ou o “os carros da época do Senna eram mais difíceis de pilotar”. A McLaren era ruim, nos tempos do Ayrton… E é fácil guiar com 50 botões no volante. Mas tudo bem. Vale a discussão. Senna foi, realmente, um fenômeno. Não bastasse o que fez na pista, e foi muito, estabeleceu laços quase incestuosos com homens e mulheres brasileiros.
dirigir hoje um formula 1 ou uma barata da INDY... não tem mais segredo, pois facilmente voce controla tudo e nem precisa de sensibilidade de tato com o motor, pois 800 a 1000 cavalos.... todos controlados a distância e com todos os engenheiros tocando nos teclados do computador e avaliando quais problemas poderão ocorrer....
ResponderExcluiro piloto é apenas um navegante dentro do bolido sem ter tanta malicia... mas nosso Senna era alguém ainda bastante experiente e muito digno de ser o melhor do mundo... pois na chuva era imbativel...
seus treinos em kart o fazia de forma digna dos melhores pilotos e as marchas ainda eram a la Fangio.... com cambios melhores, mas um braço no volante e outro na marcha...
sem ter que controlar botões... hoje bem mais fácil e bem mais tranquilo dirigir sem ter que engatar uma 5a marcha sem embreagem... hoje tudo isso facilita que o piloto mantenha sua atenção apenas na pista e na ordem dos boxes...
enfim como vivo curtindo mesmo de madrugada tais corridas em todo mundo, vejo que nossos pilotos hoje são melhores em sua frieza de se preocupar com o consumo do combustivel e o desgaste do pneu...
assim so tem que controlar seu bom senso de saber que tem que ser piloto e não mais guiar e sobreviver apos 7000 a 20000 trocas de marchas...
e perder pelo menos 2 a 3 kg durante uma corrida, havia uma verdadeira necessidade de preparação para ser piloto...
ontem o Fangio fazia peripécias com sua mercedes, hoje temos um Lewis Hamilton que faz a sua parte e corre como maluco, não se importando com a sua propria segurança e dos outros, como o frances Grojean...
Assim temos alguns que diferem e são tão bons como o Senna e vide o Vettel que chegará a ser heptacampeão como o Schumacker, pois por enquanto somente o Alonso tem sido o pareo para tal piloto ou navegante do bolido da Red Bull...
que possam assistir em Interlagos, quem é o Campeão de 2012... com certeza teremos um Alonso tentando bater o Vettel... e um Vettel garantindo o 4° lugar ja estará campeão... matematicamente para quem corre sempre lá na frente... a não ser que seja punido por falta de combustivel e tem que sair do box... e ainda chegou em terceiro....
quem sabe... se teremos em breve... um novo campeão como o Senna... tomara... pois o Sampaulino Felipe Massa... anda meio baixo astral... e sempre em 4° ou 5° deixando o Alonso passar ou até ceder o carro para o parceiro como na ultima corrida de Austin nos USA.
boa corrida de domingo a todos fãs do Senna... que com certeza vêem em Vettel a inspiração do Senna ainda viva...
até domingo... em Interlagos...Vettel campeão... para que possamos lembrar de nossos domingos assistindo Senna Campeão
AMIGOS E LEITORES QUE CURTEM FORMULA 1, COM CERTEZA TEREMOS EM BREVE ALGUÉM TÃO EXPRESSIVO COMO ALONSO E VETTEL... E ASSIM POSSAMOS TER UMA CORRIDA EM QUE TENHAMOS OPÇÕES PARA TORCER...
ResponderExcluirSOU FÃ DA FERRARI, MAS DEVIDO O NOSSO BRASILEIRO FELIPE MASSA, MAS ACREDITO QUE TEMOS BONS VALORES MAS NÃO TÃO BONS QUANTO O SENNA, PIQUET OU PROST....
QUE ERAM IMBATIVEIS EM SEU TEMPO... BRIGAVAM TANTO QUE ATÉ TOMAVAMOS PARTIDO E NÃO RECONHECIAMOS O VALOR DOS DEMAIS PILOTOS... MAS A BBC... APRESENTOU AOS FÃS DE AYRTON SENNA DA SILVA... AS CORRIDAS MEMORÁVEIS EM QUE ELE EM UMA VOLTA ULTRAPASSOU SEIS CONCORRENTES QUE ESTAVAM EM SUA FRENTE EM SILVERSTONE...
QUE ATÉ HOJE APELIDARAM A PISTA NAQUELA CHUVA TORRENCIAL DE QUE A PISTA SERIA NOMINADA DE SILVASTONE EM HOMENAGEM AO SHOW DO NOSSO AYRTON SENNA DA SILVA QUE DEU UM BANHO DE CHUVA E LAMA AOS DEMAIS COMPETIDORES QUE ESTAVAM A SUA FRENTE COM CARROS BEM MAIS COMPETITIVOS MAS COM MENOS BRAÇO PARA DIRIGIR SUAS BARATAS....
QUEM SABE O SENHOR MONACO... SE ESTIVESSE VIVO... JAMAIS ALGUEM O BATERIA SEUS RECORDES ... MAS A VIDA FOI CURTA DEVIDO A UM DEFEITO NO CARRO QUE QUEBROU NA CURVA E ELE SAIU DIRETO NA CURVA TAMBORELLO ... E MORREU NA MESMA HORA... MAS PARA NÃO CANCELAR AQUELA CORRIDA... FIZERAM UM TEATRO DE QUE ELE ESTIVESSE VIVO....
ASSIM SE FOI NOSSO HEROI DE DOMINGOS A FIO QUE FICAVAMOS ASSISTINDO E CURTINDO A MUSICA DO TEMA DA VITÓRIA ESPECIALMENTE CRIADA AO MESMO...
ACREDITO QUE MUITOS QUE GOSTAM DE FORMULA 1 APRENDERAM APRECIAR DEVIDO A SUA CAPACIDADE E VONTADE DE VENCER A QUALQUER CUSTO... E PROST ERA SEU ALGOZ... E ELE NÃO FAZIA POR MENOS... BATEU NA TRASEIRA DO PROST POIS ASSIM ESTAVA GARANTINDO O SEU CAMPEONATO POIS NO ANO ANTERIOR TAMBÉM SERIA A SUA VITORIA ... MAS PROST FEZ A SACANAGEM DE TIRA-LO DA CORRIDA....
COMO SE DIZ .... CHUMBO TROCADO NÃO DOI... MAS COM CERTEZA PROST MERECE ELOGIOS... POIS NA EPOCA EM QUE SENNA ERA CAMPEÃO... PROST DEU MUITO TRABALHO AO MESMO... E AMBOS SE RESPETIVAM...
VAMOS TORCER NESTE DOMINGO PARA VER QUEM É O MELHOR DOS DOIS... ALONSO OU VETTEL.... COM CERTEZA ESTAREMOS ATENTOS...
NO SABADO NA CLASSIFICAÇÃO JÁ VAI SER MARAVILHOSOS ASSISTIR O TREINO E VER QUE LEVA A POLE POSITION... E AINDA CURTIR O DOMINGO TODO E VER NOSSO BRASILEIRO FELIPE MASSA ENTRE TODOS OS CORREDORES POR MAIS UM ANO NA FERRARI... A SOMBRA DO ALONSO... INFELIZMENTE...
QUE TAL ESTAR ALI AO VIVO E A CORES EM PLENO PADDOCK... ME LEMBRO DOS PRIMEIROS TEMPOS QUE ERAMOS NOS OS SEUS CONTROLADORES DE TEMPO... E ERAMOS CADA UM DE NOS CONTROLAVAMOS PELO MENOS 2 PILOTOS E ASSIM FAZIAMOS A CORRIDA...
ResponderExcluirBONS TEMPOS EM QUE AINDA TAIS CORRIDAS ERAM MARAVILHOSAS... COMEÇAVAM CEDO... E A NOITE AINDA ESTAVAMOS CURTINDO A PISTA COM NOSSOS CARRINHOS PARA TENTAR MOSTRAR QUE TAMBÉM ERAMOS BONS NO VOLANTE...
ASSIM TAMBÉM QUANDO PUDEMOS DAR UMA VOLTA NO COOPERSUCAR... DO EMERSON... E SENTIR O CARRO, POIS O RICARDO DIVILA QUE ERA O PROJETISTA ERA NOSSO COLEGA QUE ESTUDOU CONOSCO NA FEI... PUC...
BONS TEMPOS QUE PODIAMOS CONVERSAR COM NOSSOS HEROIS... PESSOALMENTE ... ASSIM SABER QUE RONNIE PETERSON ADORAVA FOTOGRAFIA...
E QUE CARLOS REUTEMANN ERA UM PILOTO SUPER EDUCADO MAS NA PISTA VIRAVA UM GUERREIRO E DEU MUITO TRABALHO AO JOSE CARLOS PACCE QUE ERA TANTO NA PISTA COMO PESSOALMENTE UM GENTLEMAN...
BONS TEMPOS AUREOS DA FORMULA 1 QUE AINDA O CHEIRO DE GASOLINA AZUL... NOS INEBRIAVA... E NOS FAZIA FÃS DESSES MARAVILHOSOS CARROS NA PISTA DE INTERLAGOS OU NO RIO DE JANEIRO NO AUTODROMO DA BARRA...
BONS E INESQUECÍVEIS TEMPOS... BONS TEMPOS