sábado, 15 de dezembro de 2012

TA TODO MUNDO TORCENDO PARA O CORINTHIANS... 5 BILHÕES DE PESSOAS... É MUITO...

O mundo da moda quase nunca está ligado ao futebol e, quando se fala do país onde o esporte mais popular é o beisebol, o Mundial de Clubes da Fifa ganha apenas algumas linhas e fotos de menor destaque dentre os principais diários nipônicos. Então fica difícil imaginar que no bairro de Harajuku, em Tóquio, as adolescentes que usam figurinos nada convencionais para o mundo ocidental possam se interessar pelo torneio intercontinental. Mas acredite: algumas delas estão acompanhando a competição e até torcendo pelo Corinthians na final deste domingo, diante do Chelsea.








Consideradas por muitos como as novas gueixas, as "garotas Harajuku" não são extravagantes, bregas, muito menos tradicionais. Elas são originais e criaram uma espécie de subcultura teen. Pela movimentada Omotesando-dori, avenida que é considerada a Champs Elissés japonesa, por reunir as principais grifes do mundo, elas se inspiram nos mangás, nos animes, e até em personagens de video games para desfilar devidamente (e exageradamente, talvez) maquiadas, faça chuva, faça sol.



"A gente gosta de futebol, e dos times que vi, o Corinthians foi o que me chamou mais a atenção. Gostei muito da torcida, é impressionante", conta Ai Wakamura, 23, enquanto se escondia embaixo do guarda chuva, e conversava com a reportagem do Terra, devidamente trajada de Lolita, outra vertente bastante escolhida entre as adolescentes que se inspiram na protagonista do livro do escritor russo, Vladimir Nabokov. O estilo é conhecido como Ghotic Lolita.



Caminhando pela Takeshita-dori, outra popular rua da região, de fácil acesso pela estação de trem de Harajuku, da linha estatal JR, Hakura Minouro, também de 23 anos, é outra pseudo-torcedora alvinegra. "Fiquei sabendo desse Mundial, e me chamou a atenção aqueles torcedores, gostei bastante deles", diz, sobre o "bando de loucos" no Japão, estimados em 25 mil fiéis.



Sem medo de chamar a atenção



As "garotas de Harajuku" formam uma tendência que causa furor no Japão desde a década de 90, e atrai os olhares ocidentais de quem já tinha ouvido falar que os japoneses tinham um estilo peculiar, mas não imaginava "que era para tanto".



Pelas ruas da tradicional região da capital japonesa, localizado entre os badalados bairros de Shinjuku e Shibuya, é comum ver as "bonecas nipônicas" caracterizadas com seus personagens, ou mesmo no estilo punk, ao mesmo tempo em que levam nas mãos uma sacola com itens da Chanel, por exemplo. É fácil encontrar turistas enlouquecidos tirando fotos a todo momento.



O estilo de Harajuku chamou a atenção até da atriz holywoodiana Gwen Stefani. Encantada com personalidade destas adolescentes, que nem sempre sabem o que a Lolita representa, ela criou uma linha de acessórios descolados, a Harajuku Lovers.



Resumidamente, os estilos deste passeio imperdível por Tóquio englobam quatro vertentes. As que usam a moda Kawaii são mais à la Peter Pan, com looks que remetem à infância, e utilizam acessórios, como bolsas, com bichinhos de pelúcia pendurados, além de brinquedos. O visual kei, ou visual rock, está ligado ao universo musical e chama a atenção pelos cabelos coloridos, e em algumas vezes, até moicanos.



Os dois mais tradicionais, porém, são estilos mais "clássicos". O cosplay é a personificação dos personagens de mangás e animes, ou seja, aquelas roupas com cores chamativas e cabelos longos e lisos, sempre coloridos, como nos animes e video games. Por fim, o ghotic Lolita é o modo vitoriano que remete às princesinhas de porcelana.



Um comentário:

  1. TAI PESSOAL SO FALTA O CORINTHIANS GANHAR AMANHÃ CEDO... O MUNDO ESTARÁ EM FESTA... ALVINEGROS PELO PLANETA TERRA... IRÃO COLORIR ESTE CÉU... E NOS AQUI NO BRASIL VAMOS ACORDAR BEM CEDO... PARA CURTIR O JOGO... EU MESMO NEM VOU DORMIR DE TANTA ANSIEDADE... E NÃO IMPORTA O RESULTADO... O QUE IMPORTA É GANHAR ... SEJA DE 1 A ZERO.... VAMOS CORINTHIANS.... VOCÊ É BI-CAMPEÃO... TO NESSA TORCIDA BRASILEIRA POR TI....

    ResponderExcluir